V JORNADAS PEDAGÓGICAS DE VILA FRANCA DE XIRA
Isto já não é o que era... Os desafios da escola no século XXI 

Nuno Dorotea

Licenciado em Informática, concluiu pós-graduação em Administração Educacional e Mestrado em Tecnologias em Metodologias em
E-Learning no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL).
Doutorando na mesma instituição onde desenvolve investigação no âmbito da avaliação formativa digital online. Professor de Informática do Ensino Básico e Secundário e Assistente Convidado no IEUL, encontra-se requisitado pela ERTE/DGE no Centro de Competência em Tecnologias e Inovação do IEUL. É formador na área das Tecnologias Educativas da Formação Contínua de Professores.Apoia instituições de ensino em projetos como SeguraNet,
Iniciação à Programação no Ensino Básico, Robótica Educativa, entre outros.
Desenvolve diversos projetos no âmbito das tecnologias educativas.
Tem como áreas de investigação as provas digitais online na avaliação formativa, a avaliação adaptativa por tecnologias digitais e a programação no ensino básico.

Susana Colaço

Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE; pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Portsmouth University (UK). Certificada em Coaching e em Programação Neuro-Linguística. Longa experiência profissional na área de Recursos Humanos em empresas multinacionais, em Portugal e Inglaterra. Na Portugal Telecom: formadora na área comportamental e de produtos e serviços PT. Atualmente, na Fundação PT, gestora do projeto Khan Academy em português europeu.

Jaquelina Duarte

Licenciada em Estudos Portugueses, com uma Pós-Graduação emCiências Documentais, Ramo de Bibliotecas e Mestrado em Educação e Leitura. Professora bibliotecária no Centro de Recursos Poeta José Fanha (Agrupamento de EscolasVenda do Pinheiro)https://www.facebook.com/Centro-de-Recursos-Poeta-Jos%C3%A9-Fanha-415103908557361/ desde 2006, tendo anteriormente coordenado outra biblioteca escolar e integrado várias equipas. Formadora na área das Bibliotecas Escolares desde 2001. Em 2016/2017 coordenou o projeto "Fab@rts: o 3D nas mãos da educação" (http://3dalpha.blogspot.pt) em parceria com o responsável pelo Plano Tecnológico da Educação da sua escola. O projeto foi selecionado como "Ideia de Mérito" pela Rede de Bibliotecas Escolares.


Artur Coelho

Acometido por uma estranha epidemia, há alguns anos que Artur Coelho só consegue ver o mundo como conjuntos de formas, superfícies e vetores. Suspeita-se que seja efeito secundário do derretimento numericamente controlado de termoplásticos. Fica perplexo sempre que lhe recordam que vive no século XXI, mas não pode marcar férias na base lunar.


Maria Filomena Fragoso

Professora de Educação Especial, do Grupo 910. Trabalha no CANTIC (Centro de Avaliação em Novas Tecnologias de Informação e Comunicação), atualmente CRTIC Amadora-Lisboa (Centro de Recursos TIC para a Educação Especial), do Ministério da Educação, desde Setembro de 2004.

Bacharel em Educação de Infância, pela Escola de Educadores de Infância João de Deus, começa a trabalhar no Ensino Regular em 1986. Em 1998, inicia o trabalho em Educação Especial, tendo efetuado Curso de Pós-Graduação e Formação Especializada em Educação Especial, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Em 2011, termina o Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor, da referida Universidade.

Efectua a licenciatura em Psicologia em 2000, na área de especialização de Psicologia Educacional, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), onde em 2009, realiza também o Mestrado em Psicologia, na mesma área de especialização. Formadora de Educação Especial desde 2005.

Docente de pós-graduações e mestrados em Educação Especial, no Instituto Piaget de Almada, desde 2010 (Sistemas de Apoio à Comunicação e Tecnologias de apoio).

Rui Fernandes

Professor do grupo 320, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa e Mestre em Educação Especial, domínio cognitivo-motor. Desde a génese do CANTIC (www.cantic.org.pt), em 1996, desenvolve a sua actividade neste Centro, sendo actualmente o coordenador. Formador em Tecnologias de Informação e Comunicação e em Tecnologias de apoio desde 1992 e formador de formadores em Tecnologias de apoio. Docente de pós-graduações e mestrados em instituições de Ensino Superior desde 2002 (Tecnologias de apoio). Assessor em projectos de âmbito nacional nas áreas da acessibilidade e tecnologias de apoio. Colabora regularmente na tradução, teste e adaptação de Recursos Educativos Abertos.